E.E.J.Carlos Frederico Carlos Lacerda
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Nº. ...... Série:......
LITERATURA 3 – Trovadorismo português. Contexto
histórico. A poesia trovadoresca.
AUTO-AVALIAÇÃO
Responda à estas questões antes de ler qualquer texto deste
Roteiro. Atribua 05 pontos para cada resposta correta. Se você alcançar 80
pontos na soma total, parabéns! Você não precisa estudar este Roteiro, pois já
domina suficientemente o conteúdo existente nele. Caso contrário, leia as
orientações das Atividades de Estudo.
1.
O mais antigo documento da literatura portuguesa
data de:
a. ( ) 1139
b. ( ) 1128
c. ( ) fins do século
XII d.
( ) fins do século XI
2. O autor do mais antigo documento da literatura portuguesa
é:
a. ( ) D. Dinis
b.
( ) Fernão Lopes
c. ( ) D. Afonso
Henriques
d. ( ) Paio Soares de
Taveirós
3. Uma das diferenças fundamentais entre as cantigas de amor
e as de amigo é:
a. ( ) a autoria
b. ( ) o eu-lírico
c. ( ) a língua em que eram
escritas d.
( ) o caráter épico
4. Assinale a alternativa correta:
a. ( ) não houve prosa no período trovadoresco
b. ( ) a prosa, no período trovadoresco, sofreu
a influência provençal
c. ( ) a prosa do período trovadoresco era
exclusivamente histórica
d. ( ) a prosa do período trovadoresco era
literalmente inferior à poesia do mesmo período.
5. A confissão da “coita d’amor”, amor respeitoso e
platônico, vassalagem amorosa a uma dama inacessível são características das:
a. ( ) cantigas de
amor b.
( ) cantigas de amigo
c. ( ) cantigas de
escárnio d. ( ) cantigas
de maldizer
6. A poesia, na Idade Média:
a. ( ) era independente da música
b. ( ) confundia-se com a prosa, pelo
primitivismo da língua e dos recursos técnicos
c. ( ) era acompanhada de música
d. ( ) originou-se das antigas canções de gesta
7. “Estes meus olhos nunca perderán,
Senhor, gran coita, mentr’eu vivo for,
E direi-vos, fremosa mia senhor,
Destes meus olhos a coita que hán:
Choran e ceganquando’alguen non veem
E ora cegam por alguem que veem.
O texto acima é um(a):
a. ( )
soneto
b. ( ) cantiga de amor
c. ( ) cantiga de
amigo d. ( ) cantiga satírica
8. Refrão e paralelismo são recursos mais frequentemente
encontrados:
a. ( ) nas cantigas de amor
b.
( ) nas cantigas de amigo
c. ( ) nas cantigas de amor e de amigo
c. ( ) nas cantigas de mestria
9. Dá-se o nome de “tenção” às cantigas de:
a. ( )
amor b. ( )
amigo c. ( )
mestria d. ( ) dialogadas
10. A chamada Época Provençal da literatura portuguesa
caracterizou-se pelo fato de os:
a. ( ) escritores portugueses escreverem no
dialeto provençal.
b. ( ) trovadores portugueses, independente do
cunha nacional que imprimiam às suas cantigas, imitarem o trovadorismo de
Provença.
c. ( ) trovadores portugueses falarem, em suas
cantigas, da vida cortesã de Provença.
d. ( ) poetas portugueses traduzirem e cantarem
as cantigas provençais.
11. “Ai, flores, ai flores do verde ramo
sesabedes (sabeis) novas do meu amado?
Ai, Deus, e u (onde) é (está)?”
Baseado nas características do período literário a que
pertence o texto acima, escreva as palavras que completam as lacunas da frase
abaixo:
Os versos pertencem a uma cantiga de (a) ____________,
característica do (b) ______________ português, estética literária dos séculos
XII, XIII e XIV.
12. Assinale 1 para as cantigas de amigo; 2 para as cantigas
de amor; 3 para as cantigas de escárnio:
a. ( ) “Senhor fremosa (formosa),
pois me non queredes
creer a coita (dor) en que me ten amor,
por meu mal é que que tanbenparecedes
e por meu mal vos filhei (tomei) por
senhor”
b. ( ) “Ai dona fea! foste-vos queixar
porque vos nunca loei (louvei) em meu
trobar (cantar)
mais ora quero fazer un cantar
em que vos loarei (louvarei) toda via
e vedes como vos quero loar:
donafea, velha e sandia!” (louca)
c. ( ) “Bailemos nós já todas três, ai
amigas,
so (sob) aquestas avelaneiras frolidas (floridas)
equen for velida (bela), como nós,
velidas (belas)
13. “Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa
primeira época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada doCancioneiro
da Ajuda, por Carolina Michaelis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande
visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto.” (Costa Pimpão).
A afirmativa se refere a uma época literária. Responda:
a) qual é essa “primeira época lírica”
portuguesa?_________________
b) que tipos de composições poéticas se cultivavam nessa
época?
14. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do
Trovadorismo em Portugal:
a. ( ) Durante o Trovadorismo, ocorreu a
separação entre a poesia e a mú- sica.
b. ( ) Muitas cantigas trovadorescas foram
reunidas em livros ou coletâne-as que receberam o nome de cancioneiros.
c. ( ) Nas cantigas de amor há o reflexo do
relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema
submissão.
d. ( ) Nas cantigas de amigo, o trovador (sempre
um homem) escreve o poema assumindo o papel feminino.
15. Assinale a alternativa INCORRETA sobre as cantigas de
amor:
a. ( ) Apresentam forte influência provençal e
eu-lírico masculino.
b. ( ) Têm uma linguagem mais sofisticada que as
cantigas de amigo.
c. ( ) Seu tema é o sofrimento amoroso
ocasionado, em geral, pela dife-rença social existente entre o trovador e a
amada.
d. ( ) A mulher amada, ou ignora a paixão do
trovador ou está ciente dela e a despreza.
16. Qual a obra literária considerada o marco inicial do
período trovadoresco em Portugal?
______________________________________________________
Gabarito
1. c 2.
D 3. B 4.
D 5. A 6.
c 7. B 8. B
9. D 10. B
11. a) amigo b) trovadorismo
12. a.(2) b.(3)
c.(1)
13. a) o Trovadorismo b)
as cantigas de amigo, de amor, de escárnio e maldizer
14. Letra A
15. Letra A
16. A Cantiga da Ribeirinha.
Exercícios:
Os textos abaixo são de cantigas medievais e foram adaptados
para o português atual. Identifique cada uma de acordo com as características
das cantigas de amor, de amigo, de escárnio ou de maldizer.
a) A dona que eu sirvo e que muito adoro
mostrai-ma, ai Deus! pois eu vos imploro
se não, dai-me a morte. (Bernardo de
Bonaval)
b) Trovas não fazeis como provençal
mas como Bernardo, o de Bonaval.
O vosso trovar não é natural.
Ai de vós, com ele e o Demo aprendestes.
Em trovardes mal, vejo eu o sinal
das loucas ideias em que empreendestes.
Por isso, D. Pero, em Vila-Real,
Fatal foi a hora em que tanto
bebestes. (D. Afonso X, o Sábio)
c) Ai flores, ai flores do verde ramo,
sesabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, onde ele
está? (D. Dinis)
d) Ai, dona feia, foste-vos queixar
de que nunca vos louvei em meu trovar;
e umas trovas vos quero dedicar
em que louvada de toda maneira sereis;
tal é o meu louvar:
dona feia, velha e sandia!
(João Garcia de Guilhade)
____________________________________________________________
Gabarito
a. cantiga de amor
b. cantiga de maldizer
c. cantiga de amigo
d. cantiga de escárnio
Bom. Mas confesso que me confundiu em relacao ao que eu tinha aprendido anteriormente. Pois, algumas informacoes, aqui disponiveis, diferem do que eu havia lido em outros livros e sites.
ResponderExcluirObrigada.
Lindalva, e o Roteiro de estudo que você menciona? Achei a ideia ótima! Obrigada!
ResponderExcluirMuito bom o exercício. Trata-se de um assunto mais aprofundando e traz assuntos que geralmente não se ver nos livros e na internet.
ResponderExcluirquestão 15 esta com o gabarito correto??
ResponderExcluirA quetão 15 está com o gabarito errado. A aceitável é a letra B
ResponderExcluirMe ajudou bastante obrigada
ResponderExcluirMe ajudou muito obrigada
ResponderExcluirMe ajudou bastante muito obrigada
ResponderExcluirNossa me ajudou mui todos obrigada ❤
ResponderExcluirMe ajudou a fazer um trabalho.
ResponderExcluirObg
Respostar da 8
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