sexta-feira, 24 de maio de 2013

Atividades de Literatura - Trovadorismo - 1ºs anos ENSINO MÉDIO


E.E.J.Carlos Frederico Carlos Lacerda
Nome: .................................................................................................. Nº. ...... Série:......
LITERATURA 3 – Trovadorismo português. Contexto histórico. A poesia trovadoresca. 
AUTO-AVALIAÇÃO
Responda à estas questões antes de ler qualquer texto deste Roteiro. Atribua 05 pontos para cada resposta correta. Se você alcançar 80 pontos na soma total, parabéns! Você não precisa estudar este Roteiro, pois já domina suficientemente o conteúdo existente nele. Caso contrário, leia as orientações das Atividades de Estudo.
1.      O mais antigo documento da literatura portuguesa data de:
a. (   ) 1139                                  b. (   ) 1128
c. (   ) fins do século XII             d. (   ) fins do século XI
2. O autor do mais antigo documento da literatura portuguesa é:
a. (   ) D. Dinis                               b. (   ) Fernão Lopes
c. (   ) D. Afonso Henriques          d. (   ) Paio Soares de Taveirós
3. Uma das diferenças fundamentais entre as cantigas de amor e as de amigo é:
a. (   ) a autoria                                            b. (   ) o eu-lírico
c. (   ) a língua em que eram escritas           d. (   ) o caráter épico
4. Assinale a alternativa correta:
a. (   ) não houve prosa no período trovadoresco
b. (   ) a prosa, no período trovadoresco, sofreu a influência provençal
c. (   ) a prosa do período trovadoresco era exclusivamente histórica
d. (   ) a prosa do período trovadoresco era literalmente inferior à poesia do mesmo período.
5. A confissão da “coita d’amor”, amor respeitoso e platônico, vassalagem amorosa a uma dama inacessível são características das:
a. (   ) cantigas de amor             b. (   ) cantigas de amigo
c. (   ) cantigas de escárnio        d. (   ) cantigas de maldizer
6. A poesia, na Idade Média:
a. (   ) era independente da música
b. (   ) confundia-se com a prosa, pelo primitivismo da língua e dos recursos técnicos
c. (   ) era acompanhada de música
d. (   ) originou-se das antigas canções de gesta
7.  “Estes meus olhos nunca perderán,
Senhor, gran coita, mentr’eu vivo for,
E direi-vos, fremosa mia senhor,
Destes meus olhos a coita que hán:
Choran e ceganquando’alguen non veem
E ora cegam por alguem que veem.
O texto acima é um(a):
a. (   ) soneto                      b. (   ) cantiga de amor
c. (   ) cantiga de amigo      d. (   ) cantiga satírica
8. Refrão e paralelismo são recursos mais frequentemente encontrados:
a. (   ) nas cantigas de amor                             b. (   ) nas cantigas de amigo
c. (   ) nas cantigas de amor e de amigo        c. (   ) nas cantigas de mestria
9. Dá-se o nome de “tenção” às cantigas de:
a. (   ) amor          b. (   ) amigo       c. (   ) mestria     d. (   ) dialogadas
10. A chamada Época Provençal da literatura portuguesa caracterizou-se pelo fato de os:
a. (   ) escritores portugueses escreverem no dialeto provençal.
b. (   ) trovadores portugueses, independente do cunha nacional que imprimiam às suas cantigas, imitarem o trovadorismo de Provença.
c. (   ) trovadores portugueses falarem, em suas cantigas, da vida cortesã de Provença.
d. (   ) poetas portugueses traduzirem e cantarem as cantigas provençais.
11. “Ai, flores, ai flores do verde ramo
sesabedes (sabeis) novas do meu amado?
Ai, Deus, e u (onde) é (está)?”
Baseado nas características do período literário a que pertence o texto acima, escreva as palavras que completam as lacunas da frase abaixo:
Os versos pertencem a uma cantiga de (a) ____________, característica do (b) ______________ português, estética literária dos séculos XII, XIII e XIV.
12. Assinale 1 para as cantigas de amigo; 2 para as cantigas de amor; 3 para as cantigas de escárnio:
a. (   ) “Senhor fremosa (formosa), pois me non queredes
creer a coita (dor) en que me ten amor,
por meu mal é que que tanbenparecedes
e por meu mal vos filhei (tomei) por senhor
b. (   ) “Ai dona fea! foste-vos queixar
porque vos nunca loei (louvei) em meu trobar (cantar)
mais ora quero fazer un cantar
em que vos loarei (louvarei) toda via
e vedes como vos quero loar:
donafea, velha e sandia!” (louca)
c. (   ) “Bailemos nós já todas três, ai amigas,
so (sob) aquestas avelaneiras frolidas (floridas)
equen for velida (bela), como nós, velidas (belas)
13. “Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada doCancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaelis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto.” (Costa Pimpão).
A afirmativa se refere a uma época literária. Responda:
a) qual é essa “primeira época lírica” portuguesa?_________________
b) que tipos de composições poéticas se cultivavam nessa época?
14. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do Trovadorismo em Portugal:
a. (   ) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre a poesia e a mú- sica.
b. (   ) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâne-as que receberam o nome de cancioneiros.
c. (   ) Nas cantigas de amor há o reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
d. (   ) Nas cantigas de amigo, o trovador (sempre um homem) escreve o poema assumindo o papel feminino.
15. Assinale a alternativa INCORRETA sobre as cantigas de amor:
a. (   ) Apresentam forte influência provençal e eu-lírico masculino.
b. (   ) Têm uma linguagem mais sofisticada que as cantigas de amigo.
c. (   ) Seu tema é o sofrimento amoroso ocasionado, em geral, pela dife-rença social existente entre o trovador e a amada.
d. (   ) A mulher amada, ou ignora a paixão do trovador ou está ciente dela e a despreza.
16. Qual a obra literária considerada o marco inicial do período trovadoresco em Portugal?
______________________________________________________
Gabarito
1. c      2. D      3. B     4. D        5. A     6. c    7. B      8. B     9. D    10. B
11. a) amigo   b) trovadorismo
12. a.(2)     b.(3)     c.(1)
13. a) o Trovadorismo       b) as cantigas de amigo, de amor, de escárnio e maldizer
14. Letra A
15. Letra A
16. A Cantiga da Ribeirinha.
Exercícios:
Os textos abaixo são de cantigas medievais e foram adaptados para o português atual. Identifique cada uma de acordo com as características das cantigas de amor, de amigo, de escárnio ou de maldizer.
a) A dona que eu sirvo e que muito adoro
mostrai-ma, ai Deus! pois eu vos imploro
se não, dai-me a morte.    (Bernardo de Bonaval)
b) Trovas não fazeis como provençal
mas como Bernardo, o de Bonaval.
O vosso trovar não é natural.
Ai de vós, com ele e o Demo aprendestes.
Em trovardes mal, vejo eu o sinal
das loucas ideias em que empreendestes.
Por isso, D. Pero, em Vila-Real,
Fatal foi a hora em que tanto bebestes.     (D. Afonso X, o Sábio)
c) Ai flores, ai flores do verde ramo,
sesabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, onde ele está?           (D. Dinis)
d) Ai, dona feia, foste-vos queixar
de que nunca vos louvei em meu trovar;
e umas trovas vos quero dedicar
em que louvada de toda maneira sereis;
tal é o meu louvar:
dona feia, velha e sandia!          (João Garcia de Guilhade)
____________________________________________________________
Gabarito
a. cantiga de amor
b. cantiga de maldizer
c. cantiga de amigo
d. cantiga de escárnio


12 comentários:

  1. Bom. Mas confesso que me confundiu em relacao ao que eu tinha aprendido anteriormente. Pois, algumas informacoes, aqui disponiveis, diferem do que eu havia lido em outros livros e sites.
    Obrigada.

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  2. Lindalva, e o Roteiro de estudo que você menciona? Achei a ideia ótima! Obrigada!

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  3. Muito bom o exercício. Trata-se de um assunto mais aprofundando e traz assuntos que geralmente não se ver nos livros e na internet.

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  4. questão 15 esta com o gabarito correto??

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  5. A quetão 15 está com o gabarito errado. A aceitável é a letra B

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  6. Nossa me ajudou mui todos obrigada ❤

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  7. Me ajudou a fazer um trabalho.
    Obg

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